A Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) oficializou o reconhecimento da certificação por experiência emitida pelo Instituto Brasileiro de Previdência Complementar e Saúde Suplementar (IPCOM), em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (FIPECAFI), vinculada à USP. A aprovação foi concedida em 3 de dezembro, por meio do Ofício nº 8153/2024, após análise técnica, documental e uma diligência prévia planejada pela Diretoria de Licenciamento.
De acordo com Guilherme Campelo, diretor de Licenciamento da Previc, "a certificação por experiência visa promover o fomento e a boa gestão das Entidades Fechadas de Previdência Complementar". Essa modalidade atende às exigências da Resolução PREVIC nº 23/2023, que estabelece critérios de habilitação de dirigentes e permite que os fundos de pensão envolvam profissionais altamente especializados para suas áreas estratégicas.
Conforme o artigo 43 da resolução, apenas certificados obtidos mediante avaliação com aprovação em exames – sejam eles por provas, provas e títulos ou experiência – são reconhecidos.
O IPCOM e a FIPECAFI, que já integraram a lista das 14 certificações reconhecidas pela Previc para certificação por provas, ampliam agora sua atuação com a certificação por experiência, voltada para cargos de administradores.
A PREVIC já havia reconhecido, em 2023, o ICSS (Instituto de Certificação Institucional e dos Profissionais de Seguridade Social) como certificadora por experiência para cargos de administração e AETQ.
A vice-presidente do IPCOM, Ana Paula de Raeffray, destacou a importância da conquista. "Estamos gratos e orgulhosos pelo reconhecimento da Previc, que reforça o papel do IPCOM na qualificação de gestores para o setor de previdência complementar. Essa conquista é resultado do trabalho comprometido de nossa equipe e da parceria de longa data com a FIPECAFI”.