Ícone "Página inicial"
Página principal
Reginaldo Camilo e Narlon Gutierre Nogueira

Resumo das inciativas da Fundação Itaú Unibanco no último quadrimestre de 2024

Ícone "Editoria"
O que há de novo
Ícone "Autor"
Equipe APEP
Ícone do "Tempo de leitura"
18
min.

Fundação Itaú Unibanco promove o 4° Workshop sobre Cultura de Gestão Baseada em Risco

No dia 30 de setembro, a Fundação Itaú Unibanco realizou o 4° Workshop sobre Cultura de Gestão Baseada em Risco. O evento foi direcionado a colaboradores e membros dos órgãos estatutários da entidade, criando um espaço para discutir desafios e oportunidades relacionados à segurança da informação.

Com a crescente digitalização e a dependência de sistemas online, os ataques cibernéticos têm se tornado cada vez mais frequentes, afetando tanto indivíduos quanto instituições. Garantir a segurança das informações tornou-se essencial para evitar perdas financeiras, danos à reputação e o comprometimento de dados sensíveis dos participantes e demais públicos de relacionamento. Nesse contexto,  discussões sobre o tema e práticas de prevenção não são apenas necessárias, mas urgente.

Visando aprofundar essa questão, as entidades convidaram José Roberto G. Lama, da Gerência de Governança de Segurança da Informação do Itaú Unibanco, para compartilhar sua experiência no assunto. Durante o workshop, Lama enfatizou a importância de um monitoramento contínuo e rigoroso da segurança da informação, capaz de identificar, prevenir e responder rapidamente a falhas e tentativas de invasão e compartilhou boas práticas, aplicáveis tanto ao mundo corporativo quanto à vida pessoal.

“A segurança da informação não é responsabilidade de um único setor, mas de todos nós. E eventos como esse são fundamentais para que cada colaborador se sinta parte ativa na proteção de nossas Fundações e de nossos dados”, destacou Ana Silvia, gerente de CI & Compliance da Fundação Itaú Unibanco.

26ª edição do Prêmio Abrasca

A Fundação Itaú Unibanco foi premiada na 26ª edição do Prêmio Abrasca, conhecido como uma das mais prestigiadas premiações no mercado corporativo, realizado em 12 de dezembro de 2024, na Arena B3. Promovido pela Associação Brasileira de Companhias Abertas (Abrasca), o evento celebra práticas de excelência em relatórios corporativos, avaliando aspectos como clareza, transparência, inovação e qualidade da apresentação visual.

A entidade se destacou entre 26 organizações participantes na categoria “Organizações Não Empresariais”, conquistando a 2ª colocação com o Relatório Anual Integrado 2023, divulgado em abril deste ano. A publicação recebeu destaque por sua abordagem diferenciada, que alia informações robustas a uma apresentação visual atrativa e de fácil leitura.

A avaliação da comissão julgadora levou em conta critérios como sustentabilidade, demonstrações contábeis e governança, reforçando o compromisso da entidade com uma comunicação eficiente e transparente.

Reginaldo Camilo, Diretor-Presidente da Fundação Itaú Unibanco, celebrou o reconhecimento: “Esta conquista reflete o empenho e a dedicação da nossa entidade em aprimorar continuamente a comunicação e a transparência. Sermos reconhecidos nesta premiação reforça nosso compromisso com a excelência em todas as frentes de atuação.”

A Fundação também atribuiu o sucesso do projeto ao trabalho conjunto de seus Conselhos Deliberativo e Fiscal, além dos Comitês de Planos e time de colaboradores. Esse comprometimento foi essencial para alcançar o resultado, evidenciando a força do alinhamento estratégico.

Para consultar o relatório, cliquei neste link.

28º Encontro de Governança discute desafios e oportunidades em ASG

A Fundação Itaú Unibanco realizou o 28º Encontro de Governança, reafirmando a importância de debater temas estratégicos para o setor de previdência complementar. O evento, que acontece em formato híbrido no Centro Empresarial Itaú Unibanco, reuniu membros dos órgãos estatutários e colaboradores para discutir o impacto das práticas ASG (Ambiental, Social e Governança) no futuro das organizações.

Após a abertura de Reginaldo Camilo, Diretor Presidente das Fundações, o encontro teve como destaque a palestra de Narlon Gutierre Nogueira, Diretor do Departamento do Regime de Previdência Complementar da Secretaria de Regime Próprio e Complementar do Ministério da Previdência Social.

Ele apresentou uma visão abrangente sobre a integração das práticas ASG à gestão da entidade, ressaltando os desafios e oportunidades no cenário atual. Nogueira também destacou a necessidade de incorporar práticas sustentáveis e responsáveis como parte do planejamento estratégico das organizações.

Lilian Mota, Gerente de Governança e Comunicação Institucional, reforçou a relevância do tema: "Trazer temas como ASG para a pauta da governança é essencial para preparar as entidades frente às mudanças no mercado e às expectativas da sociedade. Este evento é mais do que uma atualização, é um compromisso com a construção de um futuro mais sustentável e alinhado às melhores práticas globais."

A edição evidenciou como a governança, aliada às práticas ASG, desempenha um papel estratégico no fortalecimento das organizações, permitindo que elas liderem com responsabilidade e visão de longo prazo.

Para benchmark dessa iniciativa contate Lilian Mota, Gerente de Governança e Comunicação Institucional, lilian.mota@itau-unibanco.com.br.

Live sobre Integridade e Ética

No dia 28 de outubro, a Fundação Itaú Unibanco realizou uma live sobre Integridade e Ética, destacando a importância para a organização. O evento foi direcionado aos colaboradores e membros dos órgãos estatutários, com o objetivo de relembrar melhores práticas e estratégias para fortalecer os valores institucionais.

A abertura do evento foi conduzida por Ricardo Giusti, Diretor-Executivo da Fundação, e contou com a moderação de Ana Silvia, Gerente de Controles Internos e Compliance. A palestrante convidada, Ana Tércia, consultora e mentora em temas de Ética, Governança Corporativa e Sustentabilidade (ESG), trouxe uma abordagem didática, passando por tópicos como cultura organizacional, governança e riscos, sustentabilidade, entre outros pontos relevantes. Ao fim da palestra, Ana Tércia também respondeu às perguntas dos participantes.

“A integridade e a ética são pilares fundamentais para o nosso trabalho diário e para a construção de um ambiente corporativo saudável e sustentável," afirmou Ana Silvia sobre a realização da live. "Ética e integridade são temas que devem ser trabalhados constantemente, e eventos como este são uma oportunidade de manter esses temas vivos em nossos stakeholders, renovando os conhecimentos”.

O evento reforçou o compromisso da Fundação Itaú Unibanco com a integridade e a ética, promovendo um espaço de aprendizado e reflexão para todos os participantes.

Fundação Itaú Unibanco e Funbep realizam Seminário Jurídico 2024

Nos dias 25 e 26 de setembro, a Fundação Itaú Unibanco promoveu o Seminário Jurídico 2024, um evento importante para o setor de previdência complementar fechada, não apenas pelo conteúdo abordado, mas também pela sua longa trajetória. Desde sua primeira edição em 2007, o Seminário tem se atualizado anualmente, adaptando seus temas para assegurar a formação contínua dos profissionais do direito e de todos os participantes do evento. Além disso, o evento integra o Programa de Capacitação da entidade, focado no desenvolvimento dos membros dos órgãos estatutários.

Assim como em edições anteriores, o encontro reuniu advogados da patrocinadora e da entidade, representantes de escritórios, colaboradores e membros dos órgãos estatutários da entidade. Durante o seminário, especialistas e juristas compartilharam conhecimentos sobre legislação previdenciária, evolução e impactos jurisprudenciais, governança e gestão de investimentos, reforma tributária e projetos de lei relevantes para o sistema, além de uma reflexão importante acerca do futuro do trabalho e da previdência complementar. Ademais, os participantes tiveram a oportunidade de enviar perguntas durante as palestras, as quais foram respondidas pelos palestrantes após as apresentações.

Ricardo Giusti, diretor jurídico da Fundação, enfatizou: “O Seminário Jurídico é um espaço para o aprofundamento das discussões sobre as questões pertinentes à previdência complementar, e buscamos sempre aprimorar a formação dos profissionais envolvidos nesse cenário.”

O Seminário Jurídico, agora em sua 18ª edição, reafirma o compromisso da Fundação em promover a atualização e capacitação contínua dos profissionais da área.

Confira os palestrantes desta edição e os temas abordados:

  • Gestão de Investimentos em Fundos de Previdência Privada: Aspectos jurídicos da política de investimentos e governança dos fundos de pensão / Resolução CVM 175: reestruturação dos Regulamentos dos Fundos / responsabilidade solidária / limitação de responsabilidade.
    Dr. Lucas Hermeto, do escritório Vieira Rezende
  • Assuntos tributários relevantes: Reforma Tributária – Impactos na Previdência Complementar Privada e Risco de descaracterização das EFPC / Lei 14803: Regulamentação IN/RFB 2209/24 / PLs 68 e 108 / Cobrança do ITCMD / PIS-COFINS: decisão STF
    Dra. Maria Inês, do escritório JCM Advogados e Dra. Patrícia Linhares, do escritório Linhares & Advogados Associados
  • Reflexos sobre a adoção de critérios incorretos de apuração da reserva matemática
    Dr. Marcos Alves e Sr. André Mendonça, da Atlântida Perícias e Contabilidade.
  • Reflexos da Resolução Previc n° 23 após 1 ano de sua publicação
    Dr. João Marcelo, do escritório Santos Bevilaqua Advogados
  • Comentários da decisão do STF sobre as contribuições e os impactos no benefício definido (BD)
    Dra. Lívia Costa, do escritório Mallet Advogados Associados
  • Previdência Complementar e o Futuro do Trabalho: Analisando como as mudanças no mercado de trabalho, o trabalho remoto e a gig economy impactam a previdência complementar
    Dr. Juliano Barra, do escritório Barra, Barros & Roxo Advogados
Ícone "Todas as edições"
Todas as edições
Ícone "Página inicial"
Página principal